O Eficem
História

A equipe de eficiência energética Eficem surgiu em 2012, da união entre as equipes Catarina e Feneco, que desenvolviam protótipos elétricos e à gasolina, respectivamente, ambos voltados à eficiência energética. Ela foi criada com uma iniciativa de alunos no curso de Engenharia Automotiva, do antigo Centro de Engenharias da Mobilidade - hoje, o Centro Tecnológico de Joinville - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que na época visavam participar da Maratona Universitária da Eficiência Energética (MUEE).

Em sua primeira participação na competição, no mesmo ano de criação da equipe, conquistou o prêmio de terceiro melhor projeto da maratona, com o protótipo elétrico Milliwatt, dado pelo canal Discovery Turbo. Em 2013, a equipe novamente participou da MUEE, alcançando a décima colocação com o protótipo à gasolina, o V12 - além do prêmio de terceiro melhor projeto da maratona - realizando cerca de 119,6 km/l. Já com o protótipo elétrico, se obteve a nona colocação. No ano seguinte, iniciou-se o projeto e a construção de um novo veículo, desta vez com um monocoque em fibra de carbono, o Milliwatt II. Tal foi o primeiro chassi sem liga metálica.

Com vistas à primeira participação em uma competição internacional, a Shell Eco-marathon Americas (SEMA), e aliando conhecimento e técnicas adquiridos no último protótipo, começou-se então a construção do novo protótipo elétrico, o Setta Energy. O veículo foi finalizado em dezembro de 2014, sendo que abril do ano seguinte, tal conseguiu competir na SEMA. Apesar de não ter conseguido uma efetiva classificação na competição, adquiriu o título de protótipo mais leve das Américas, com menos de 24 kg; título esse que se confirmou novamente em 2016 e 2017. Nesses dois anos, a equipe participou novamente da SEMA, ficando na quinta e terceira colocação, respectivamente, na categoria de protótipo Bateria Elétrica. Também, ela alcançou uma marca de 284 km/kWh, novo recorde latino-americano, com apenas 21,5 kg.

Ainda, em 2016, a equipe participou da Shell Eco-marathon Brasil (SEMB), evento ocorrido no mês de novembro, em São Paulo. A partir de junho de 2017, o Eficem passou por um processo de reestruturação em sua base, buscando consolidar um modelo de gestão efetivo, com ênfase na sistematização dos processos a serem executados e máxima eficiência também fora das pistas. Em novembro, a equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Bateria Elétrica, desta vez na SEMB, quebrando seu próprio recorde latino-americano, ao alcançar a marca de 363,6 km/kWh. E, ganhou o título de protótipo mais leve das Américas, desta vez com apenas 21 kg. Veja que o ano de 2017 foi de grandes conquistas para a equipe!

A equipe se classificou para participar da SEMA, em 2018, na qual ocorreu na cidade de Sonoma, Califórnia. Contudo, ela decidiu criar um novo protótipo elétrico para a competição, o Eletronice, com seu chassi inteiro feito em fibra de carbono. Ademais, em outubro de 2018, a equipe participou da SEMB no Rio de Janeiro. Além disso, devido a problemas técnicos tanto na SEMA quanto na SEMB, os protótipos Eletronice e Makita - antigo chassi do Milliwatt II - foram aprovados nas inspeções técnicas, porém não foram capazes de se classificarem para a competição.

Competição
Membros
Capitão
Jefferson Mika
Administração
LÍDER
Karen Santos
Anna Luiza
Bruno Fernandes
Mayra Silvyane
Michael Austrane
Marketing
LÍDER
Thiago Eidt
Brenda S. Santos
Emilly Schmidt
Guilherme Gonçalves
Gustavo Rocha
José H. Baptista
Combustão
LÍDER
Natan P. Vital
Gabriel A. Valle
Johann A. Ramcke
Juliano L. dos Santos
Ruan José da Silva
Sistemas Embarcados
LÍDER
Marcelo Savian
Alan Rosa
Caroline Miranda
Igor F. Quandt
Julia M. R. Christ
Luiz Felipe Sabbagh
Chassi
LÍDER
Giovanni M. Ormeneze
Daniel Rotter
Dirceu Neto
Flávio B. Nunes
Isaias Guttierres
Timóteo F. da Rosa
Carenagem
LÍDER
Guilherme Z. Teodoro
Helder M. Heinzen
Urban Concept
Juliana P. Meireles
Pedro Vitor Uchima
Professores
Diego Greff
Helton