A equipe de eficiência energética Eficem surgiu em 2012, da união entre as equipes Catarina e Feneco, que desenvolviam protótipos elétricos e à gasolina, respectivamente, ambos voltados à eficiência energética. Ela foi criada com uma iniciativa de alunos no curso de Engenharia Automotiva, do antigo Centro de Engenharias da Mobilidade - hoje, o Centro Tecnológico de Joinville - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que na época visavam participar da Maratona Universitária da Eficiência Energética (MUEE).
Em sua primeira participação na competição, no mesmo ano de criação da equipe, conquistou o prêmio de terceiro melhor projeto da maratona, com o protótipo elétrico Milliwatt, dado pelo canal Discovery Turbo. Em 2013, a equipe novamente participou da MUEE, alcançando a décima colocação com o protótipo à gasolina, o V12 - além do prêmio de terceiro melhor projeto da maratona - realizando cerca de 119,6 km/l. Já com o protótipo elétrico, se obteve a nona colocação. No ano seguinte, iniciou-se o projeto e a construção de um novo veículo, desta vez com um monocoque em fibra de carbono, o Milliwatt II. Tal foi o primeiro chassi sem liga metálica.
Com vistas à primeira participação em uma competição internacional, a Shell Eco-marathon Americas (SEMA), e aliando conhecimento e técnicas adquiridos no último protótipo, começou-se então a construção do novo protótipo elétrico, o Setta Energy. O veículo foi finalizado em dezembro de 2014, sendo que abril do ano seguinte, tal conseguiu competir na SEMA. Apesar de não ter conseguido uma efetiva classificação na competição, adquiriu o título de protótipo mais leve das Américas, com menos de 24 kg; título esse que se confirmou novamente em 2016 e 2017. Nesses dois anos, a equipe participou novamente da SEMA, ficando na quinta e terceira colocação, respectivamente, na categoria de protótipo Bateria Elétrica. Também, ela alcançou uma marca de 284 km/kWh, novo recorde latino-americano, com apenas 21,5 kg.
Ainda, em 2016, a equipe participou da Shell Eco-marathon Brasil (SEMB), evento ocorrido no mês de novembro, em São Paulo. A partir de junho de 2017, o Eficem passou por um processo de reestruturação em sua base, buscando consolidar um modelo de gestão efetivo, com ênfase na sistematização dos processos a serem executados e máxima eficiência também fora das pistas. Em novembro, a equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Bateria Elétrica, desta vez na SEMB, quebrando seu próprio recorde latino-americano, ao alcançar a marca de 363,6 km/kWh. E, ganhou o título de protótipo mais leve das Américas, desta vez com apenas 21 kg. Veja que o ano de 2017 foi de grandes conquistas para a equipe!
A equipe se classificou para participar da SEMA, em 2018, na qual ocorreu na cidade de Sonoma, Califórnia. Contudo, ela decidiu criar um novo protótipo elétrico para a competição, o Eletronice, com seu chassi inteiro feito em fibra de carbono. Ademais, em outubro de 2018, a equipe participou da SEMB no Rio de Janeiro. Além disso, devido a problemas técnicos tanto na SEMA quanto na SEMB, os protótipos Eletronice e Makita - antigo chassi do Milliwatt II - foram aprovados nas inspeções técnicas, porém não foram capazes de se classificarem para a competição.
A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa surgiu no início do ano de 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com uma mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. A Shell também realiza etapas locais, os Challenger Events, com o objetivo de incentivar o debate sobre o futuro da energia e mobilidade em vários lugares do mundo, além de estimular a participação dos estudantes nos eventos a nível global.
As primeiras edições da Shell Eco-marathon Brasil ocorreram na cidade de São Paulo. Contudo, desde 2017, ela estreou em sua nova casa: Rio de Janeiro. O sucesso foi tanto que em 2018 a competição retornou à Cidade Maravilhosa! Equipes de todo o país se encontraram novamente no centro de convenções Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, para encarar o desafio de bater recordes em eficiência energética. No ano de 2019, estudantes da Argentina, Equador e México virão ao Brasil para participar da competição.
As equipes participantes dispõem de três dias para aperfeiçoar seus veículos, passar na inspeção técnica e, finalmente, testar os protótipos em pista, a fim de obter marcas válidas para entrar na briga pelo primeiro lugar nas categorias Gasolina, Etanol e Bateria Elétrica. Nos Estados Unidos, tais somam-se às de Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG em protótipos, bem como Urban Concept.
A Shell Eco-marathon Brasil oferece oportunidades para:- Equipes inexperientes praticarem e aperfeiçoarem seus veículos para atingir resultados válidos. Com isso, poderão participar da seleção para a Shell Eco-marathon Americas, nos EUA;
- Times iniciantes apresentarem e testarem seus projetos, e, acima de tudo, viverem a experiência Shell Eco-marathon, desfrutando do espírito de colaboração da competição;
- Equipes experientes que desejem aperfeiçoar seus protótipos e melhorar seus resultados;
- Estudantes desfrutarem do relacionamento com colegas de diversas regiões do Brasil, visando troca de experiências e informações preciosas.