O primeiro protótipo elétrico construído foi o Milliwatt, pela equipe Catarina, na qual conquistou o prêmio de terceiro melhor projeto da maratona com o protótipo, dado pelo canal Discovery Turbo. No início de 2014, construiu-se o Milliwatt II, desta vez com um monocoque em fibra de carbono, sendo o primeiro chassi sem liga metálica.
O próximo protótipo construído pela equipe foi o Setta Energy, no final de 2014, com toda a sua estrutura em fibra de carbono, sendo que levou o título de carro mais leve da Shell Eco-Marathon por três anos. Em 2016, ficou em quinto lugar na Shell Eco-marathon Americas. No ano seguinte, em terceiro na categoria de Bateria Elétrica.
Em novembro de 2017, o Setta conquistou o primeiro lugar na categoria Bateria Elétrica, desta vez na Shell Eco-marathon Brasil, quebrando seu próprio recorde latino-americano, alcançando a marca de 363,6 km/kWh.
Por último, foi construído o protótipo com toda a estrutura também em fibra de carbono: o Eletronice. O carro foi aprovado nas inspeções técnicas, porém devido a problemas técnicos, não foi capaz de se classificar na competição Shell Eco-Marathon Americas (SEMA) de 2018. Já, em 2019, a equipe Eficem conseguiu ir aos Estados Unidos, mais uma vez, para participar da SEMA, sendo o veículo aprovado na inspeção, mas não conseguindo então a classificação.
O Eletronice tem sua estrutura em formato monocoque em fibra de carbono, com o perfil da peça em estrutura Sandwich (fibra de carbono - núcleo inercial - fibra de carbono). O processo de fabricação é por Vacuum Bagging, utilizando um molde construído em fibra de vidro.
Algumas características:- Uso de Resina Epóxi de cura longa
- Uso de Microesfera de fibra de vidro
- Altura: 700 mm
- Comprimento: 2300 mm
- Largura do eixo da frente: 630 mm
- Distância do entre eixos: 1650 mm
- Área frontal: 0,21 m²
O primeiro protótipo à combustão construído foi o V12 pela equipe Feneco, no ano de 2012. Desde então, as construções de protótipos pela equipe passaram por uma enorme evolução e, logo nas primeiras competições já chamavam a atenção.
O V12 se manteve até o final de 2014, quando criaram o protótipo Setta Energy, passando o chassi do Milliwatt ll para o carro à combustão, em que mais tarde tornou-se Makita, nome usado até nos dias atuais.
O Makita tem sua estrutura em formato monocoque em fibra de carbono, com o perfil da peça em estrutura Sandwich (fibra de carbono - núcleo inercial - fibra de carbono). O processo de fabricação é por Vacuum Bagging, utilizando um molde construído em fibra de vidro.
Algumas características:- Uso de Resina Epóxi de cura longa
- Uso de Microesfera de fibra de vidro
- Altura: 720 mm
- Comprimento: 2800 mm
- Largura do eixo da frente: 560 mm
- Distância do entre eixos: 1900 mm
Visando um nova segmentação para mobilidade urbana, a Urban Concept Class da Shell Eco-marathon apresenta uma proposta que alinha a concepção em um veículo de passeio com desenvolvimento sustentável. Esta classe de competição oferece a oportunidade para equipes ao redor do mundo desenvolverem protótipos eficientes energeticamente, e que contemplem o design de um carro habitual, como produzido atualmente. As equipes devem seguir a regulamentação instituída pela competição nos quesitos técnicos e estruturais.
Dos quesitos técnicos dimensionais:- A altura total do veículo deve ser entre 1000 mm e 1300 mm
- A largura total do veículo deve ter, excluindo os retrovisores, entre 1200 mm e 1300 mm
- O comprimento total do veículo deve ser entre 2200 mm e 3500 mm
- A largura da bitola deve ser de pelo menos 1000 mm para o eixo dianteiro e 800 mm para o eixo traseiro, isto é, a medida entre os pontos médios onde os pneus tocam o solo
- O dimensionamento do entre eixos deve ter pelo menos 1200 mm
- O compartimento do motorista deve ter, no mínimo, a altura de 880 mm e largura de 700 mm nos ombros do motorista
- A distância do solo deve ser pelo menos 100 mm do motorista (sendo necessário lastro) no veículo
- O peso máximo do veículo (excluindo o motorista) deve ser 225 kg
- Todas as dimensões do veículo não devem ser alcançadas por extensões do corpo, como anexos ou entalhes "presos"
- Deve ter duas portas, com dimensões mínimas de 500x800mm, contendo janelas
- Deve possuir 4 rodas com dimensões mínimas de 15 a 17 polegadas de diâmetro, e pneus com espessura de 80mm a 110mm
- Como em um carro convencional, deve conter 2 lanternas dianteiras, 2 para indicação de curva (setas) nas partes frontal e traseira cada, 2 de freio, e 2 traseiras
- Possuir sistema de disco a freio hidráulico, de modo que os dianteiros e traseiros funcionem independentemente
- Deve ter limpadores de para-brisas dianteiros
- Conter retrovisores laterais
- Sistema de ventilação para que o para-brisa não embace